top of page

Mexido ou Gallo Pinto?

Dessa vida, não se leva nada, nunca. Só se leva o que se come. Então, vamos comer.

Essa máxima de minha linda vozinha, no auge de sua vitalidade, exibindo seus pensamentos claros em seu corpo jovem de oitenta anos, estagnou na minha mente. Verdade seja dita, que é incomparável a sensação de se sentir o cheiro de comida caseira recém saída do fogo, o sabor do pudim de leite com aquela calda escorrendo por aquelas paredes macias de doces prazeres ... Mas perá lá! Se você acha que pode me comprar com comida, saiba que eu amo bolinhas de queijo ^^

SIM! Eu tenho pensamento de gordo. Alimentem-me.

Receita típica da Costa Rica, o Gallo Pinto, que consiste numa mistura de arroz, feijão, frango, carne ou peixe, verduras e até banana!

Aí eu paro e penso " Caraca muleke, eu sempre comi isso!". O fato é que aqui no BR, nós temos um prato praticamente igual, seguindo a mesma base do Gallo Pinto, mas conhecido como Mexido Mineiro (ou apenas "xido", para os mais íntimos). E, na boa, o treco é bom. Eu cresci a base de Mexido Mineiro porque, segundo meus pais, era mais fácil criar leões com carne de primeira do que de mim com fubá. Não foram encontradas verdades nessa alegação ainda hihihi

Aqui no BR, nós temos um prato praticamente igual, seguindo a mesma base do Gallo Pinto, mas conhecido como Mexido Mineiro

Tanto o Gallo Pinto quanto o Mexido Mineiro são pratos fáceis de serem preparados e de custo zero. Segue abaixo a receita dos dois, que eu poderia muito bem compilar em um só.

Na verdade, eu vou compilar em um só.

Mexido Mineiro/Gallo Pinto

Ingredientes:

Sobra de arroz

Sobra de feijão

Verduras refogadas. Ex.: couve

2 dentes de alho picados

1 cebola pequena cortada fininha

1 colher (sopa) de manteiga

Carnes desfiadas

Ovos

Cheiro Verde

Tudo o que tu tiveres na geladeira e tiveres a fim de colocar, afinal quem vai comer é você mesmo.

Preparo:

Doure o alho, a cebola e as carnes na manteiga, adicione 4 colheres de sopa de água, couve, e o resto todo. Mexa tudo muito bem.

Sirva acompanhado de ovos fritos.

No caso do Gallo, é mais comum usar o feijão preto na preparação e há quem acrescente queijo ao Mexido.

O importante é comer bem sem gastar muito. E por falar nisso, acho que já está na hora do almoço ...


Posts  
 Recentes 
bottom of page